Transporte rodoviário

Qual a importância da ISO 9001 para transportadoras?

Certamente, você já deve ter visto falar sobre ela, seja em algum anúncio de uma empresa ou mesmo visto o selo em algum site. Mas, você sabe o que significa e qual a importância da ISO 9001 para transportadoras?

Confira tudo o que você precisa entender sobre a importância da ISO 9001 para empresas de transporte e logística.

O que é a ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma de padronização que tem o objetivo de otimizar os processos e garantir altos níveis de qualidade para um produto ou serviço. Trata-se de um sistema que propõe mais agilidade no desenvolvimento de produção, a fim de atender as expectativas do mercado e do cliente final.

A ISO 9000 é um conjunto de normas implementadas pelas organizações de diversas áreas de atividades e tamanhos e está relacionada ao gerenciamento e garantia da qualidade da empresa.

A ISO 9001 faz parte desse grupo e garante que a empresa cumpra alguns requisitos aplicados aos seus processos.

Os requisitos são vários e podem ser aplicados a qualquer empresa, independente de segmento, produto ou serviço fornecido. Neste conjunto de normas também estão inclusas as ISOs 9000, 9002, 9003 e 9004.

Para que serve a ISO 9001?

A ISO 9001 é um sistema internacional criado pela International Organization for Standardization, significado da sigla. Trata-se de uma empresa suíça com o propósito de promover e desenvolver normas que possam ser aplicadas em diversos países.

Qualquer empresa pode adotar a ferramenta para melhorar seus processos e atestar a qualidade dos seus produtos e serviços.

7 benefícios da ISO 9001

Em resumo, a ISO 9001 é uma metodologia que serve para melhorar a gestão da empresa, fazendo com que os clientes se sintam mais satisfeitos e confiantes. Entre os seus principais benefícios estão:

1 Reduzir custos com mais produtividade

Com a prática dos processos exigidos pela norma, garante que o trabalho seja reduzido, trazendo mais rentabilidade e maior produtividade para o negócio. A empresa também consegue economizar recursos e evitar o uso indevido de materiais.

2 Melhorar a imagem e a autoridade da empresa

Muitas organizações, principalmente grandes empresas, deixam de fechar negócios com transportadoras que não possuem a certificação de qualidade. Por isso, ter o selo garante que a marca tenha mais autoridade e credibilidade no mercado. Dessa forma, consegue atrair mais e melhores clientes para o seu negócio.

3 Organização ao padronizar processos

A padronização dos processos é um dos principais benefícios ao obter a ISO 9001, pois, o método ajuda a empresa a ter mais organização e escalabilidade, fazendo com que todos os colaboradores saibam exatamente o que fazer na ausência dos responsáveis pelas demandas, garantindo melhores resultados e qualidade em todas as atividades.

4 Gerar diferencial competitivo

A garantia da qualidade atestada por uma organização reconhecida mundialmente oferece mais diferencial competitivo ao negócio. A adoção das normas exigidas pela ISO mostra que a empresa busca crescimento e desenvolvimento, demonstrando que há comprometimento com os clientes através das melhores práticas de mercado.

5 Satisfação dos clientes

Por meio da gestão de qualidade implementada com a norma, é possível agregar mais valor ao cliente oferecendo melhor relacionamento, preço, qualidade e diversos benefícios.

Dessa forma, é inevitável que melhore a satisfação dos clientes o que impacta na credibilidade da marca. Por se tratar da norma reconhecida internacionalmente, o selo traz mais segurança.

6 Aumento dos lucros

Com a padronização dos processos e a implementação de sistemas de gerenciamento para melhor organização, a produtividade da empresa evolui, consequentemente, os resultados também melhoram.

O cliente está mais seguro, pois está contratando uma empresa séria e que está preocupada em se profissionalizar para atender com excelência.

A ISO 9001 também acaba chamando atenção de outras empresas, pois é muito provável que elas também o possuam e reconhecem o seu esforço para melhorar a sua imagem no mercado.

7 Colaboradores mais motivados

Com os níveis de qualidade e excelência alcançados, os colaboradores ficam mais motivados e mais participativos nos processos. Dessa forma, a comunicação melhora e os processos definem padrões de eficiência no trabalho e no envolvimento para resolução de problemas.

Como obter a certificação ISO 9001?

Para obter a certificação ISO 9001, a transportadora precisa passar por um rigoroso processo de adequação e auditoria. Antes, é necessário que o sistema de gestão de qualidade da organização seja compatível.

A auditoria de certificação é feita por profissionais reconhecidos pelo International Accreditation Forum (IAF), que é representado no Brasil pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

A certificação da ISO 9001 possui prazo de validade. Por isso, a empresa que deseja manter o selo precisa fazer a manutenção regular dos processos e da certificação. Isso garante que as práticas sejam cumpridas sempre e não apenas para ser aprovado na auditoria.

Por que a ISO 9001 é importante para as transportadoras?

As certificações de qualidade são ferramentas importantes para as transportadoras, pois comprovam um serviço de excelência.

A ISO 9001 é responsável por certificar a capacidade dos processos logísticos do negócio. A norma garante que a padronização seja feita de forma completa e garante a transformação na cultura da empresa.

Além disso, é uma maneira de comprovar que a transportadora está de acordo com a lei ao oferecer os seus serviços. Ao contratar uma empresa com o selo ISO 9001, o cliente tem a certeza de que a legislação está sendo cumprida, seja no transporte, ou nas questões ambientais e fiscais.

O selo é a garantia que a organização cumpre com exigências e critérios que vão de encontro ao que é estabelecido pelos órgãos de meio ambiente, saúde, segurança do trabalho, direito dos consumidores, qualidade, entre muitos outros.

A ISO também comprova que a transportadora é organizada e está devidamente estruturada para atender as necessidades dos clientes com maestria.

Se você chegou até o fim desse conteúdo, deve ter percebido o quão importante é escolher uma transportadora que possui a certificação ISO 9001, não é verdade?

Confie o seu transporte rodoviário de mercadorias de importação e exportação aérea ou marítima com quem é Entrega Total do ínicio ao fim.

A TSA Cargo, com mais de 28 anos de experiência no mercado, é uma transportadora que possui a ISO 9001 e, segue rigorosamente os critérios da norma.

Além disso, vale destacar que já fomos eleitos 5 vezes campeões do Prêmio Excelência Logística do Aeroporto Internacional de Viracopos pela eficiência do nosso transporte.

Nós podemos te ajudar a reduzir custos e ter mais qualidade nas suas operações logísticas.

Faça sua cotação online agora mesmo e converse com nossos especialistas!

Newsletter

Nosso conteúdo na sua caixa de entrada

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Ao clicar no botão "Inscrever-se", você concorda com nossa Política de Privacidade