Transporte de container

Transporte de container: o que você precisa saber?

O transporte de container é uma excelente escolha quando há um grande volume de mercadorias a serem transportadas. Entenda como funciona as suas características e vantagens.

Transporte de Container: o que você precisa saber?

O transporte de container é uma modalidade importante da logística, principalmente, para fazer o escoamento das cargas nos portos. Seja no caso de exportação ou importação, essa modalidade precisa de especialização, pois os caminhões devem ter estruturas adequadas para levar as mercadorias por rodovias. Além disso, também há normas específicas que devem ser seguidas nesse tipo de movimentação.

O transporte de container pelo modal marítimo é uma ótima opção quando o percurso de deslocamento é entre países ou continentes. Mas para que as cargas cheguem e saiam dos portos até os seus locais de destino, é necessário que haja opções adaptadas, como caminhões ou carretas para fazer esse tipo de movimentação.

Esse tema gera algumas dúvidas quanto às legislações e as suas vantagens. Pensando nisso, organizamos, neste conteúdo, as principais informações para você ficar bem informado sobre o transporte de container. Confira!

Como surgiu o container?

Durante muitos séculos, o processo de transporte de cargas em portos ocorria de forma bem rudimentar. Os produtos eram levados até o porto, ficavam guardados em armazéns e depois eram carregados por estivadores até os porões dos navios. Nesse modelo, não havia padronização a fim de organizar as cargas, nem controle do que já havia sido feito. Assim, havia uma perda de tempo e dinheiro muito grande durante a movimentação.

transportedecontainer
Primeiro embarque de container em 26 de Abril de 1956 a bordo navio porta-contêineres o SS Ideal-X. Foto: Financial Times


Com a revolução industrial e os outros desenvolvimentos subsequentes, houve um aumento na produção de bens de consumo e ficou inviável manter o modelo antigo. Assim, em 1955, Malcom McLean criou o primeiro modelo de container, que ao longo dos anos foi adaptado e otimizado até chegar à forma que conhecemos hoje.

O que é o transporte de container?

Alguns especialistas da área de logística dizem que a invenção do container foi um dos condutores que acelerou a globalização mundial. De forma conceitual, ele é um equipamento logístico versátil feito de aço, alumínio ou fibra. 

O container pode ser utilizado para transportar cargas secas, como alimentos, roupas, móveis e produtos químicos. Há outras opções que são específicas às cargas geradas de calor, modelos com abertura lateral ou total e contêineres refrigerados.

Quando um navio chega ao porto carregado, é necessário que haja opções viáveis a fim de retirar as cargas do local e levá-las até o destino final. Nesse caso, os caminhões são a melhor opção para fazer o transporte de container pela via terrestre, pois são modais mais baratos e mais rápidos.

Para fazer essa movimentação, a transportadora encarregada precisa contar com veículos específicos, como bugs, carretas, muncks, bitrens e rodotrens. Esses modelos aliados a um porta container, possibilitará que o veículo suporte o peso e a dimensão dos contêineres, para um transporte seguro e dentro das normas vigentes. Ademais, é necessário o uso de equipamentos auxiliares, como guindastes a fim de posicionar corretamente o container no caminhão.

Quais as vantagens dessa modalidade?

O transporte de container é uma solução econômica e rápida quando há necessidade de movimentação de grande quantidade de cargas.

Além disso, ao optar pelo transporte em regime DTA, os trâmites de liberação dos produtos são mais rápidos. O regime DTA possibilita a condução do container para outros locais a fim de que o desembaraço aconteça em outro terminal alfandegário.

Muitas empresas optam por essa opção pois os custos de armazenagem, o tempo de liberação e a burocracia nos EADIs (Estação Aduaneira do Interior) são menores.

Essa opção também é segura quanto à manutenção das mercadorias, afinal, o recipiente é feito de material resistente e adequado às necessidades do que está sendo transportado. Assim, há uma maior garantia de inviolabilidade e redução de perdas e avarias.

Outro ponto interessante, é que caminhões que transportam contêineres têm menos chance de serem assaltados, pois a especificidade e particularidade da carga dificulta o roubo.

O container também é considerado um equipamento do veículo transportador, por isso, ele recebe algumas vantagens e favores fiscais exclusivos, que reduzem o custo do transporte. Por fim, ele é bastante versátil, podendo transportar uma grande variedade de produtos, desde os industrializados até alimentos e medicamentos.

Quais as legislações e normas vigentes para o transporte de container?

As regras e normas de movimentação dos contêineres podem variar conforme o tipo de mercadoria e no estado no qual ocorrerá o transporte. Por isso, além de buscar informação e se manter atualizado, é importante contar com uma transportadora especialista no transporte de container que siga todas as legislações vigentes.

A resolução de 2015 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e a lei 9.611/98 regularizam o transporte de container e de outros modais no Brasil. As normas do CONTRAN incluem regras relativas ao registro do veículo, identificação, autorizações especiais, penas para as infrações e os descumprimentos legais.

A resolução traz especificações quanto ao tamanho máximo de chassi dos veículos e limites de peso. Além disso, as transportadoras são responsáveis pela segurança, inviolabilidade dos lacres, bem como a manutenção das mercadorias durante o período que a carga estiver sob sua responsabilidade.

Outro requisito é que os veículos somente poderão transitar nas vias terrestres com contêineres se tiverem sido fabricados ou adaptados para esse tipo de transporte, conforme a legislação. 

No caso de movimentação de container com altura superior a 4,40 metros, é necessária uma Autorização Especial de Trânsito (AET) com validade máxima de um ano.

Como escolher uma transportadora ideal para o transporte de container?

Portanto, depois de ler esse conteúdo ficou mais fácil entender como ocorre o transporte de container e quais as normas a serem seguidas, certo? 

Para realizar a movimentação de forma correta, é importante buscar uma empresa séria que realize esse procedimento seguindo a legislação, que possua profissionais capacitados e que possua um ótimo custo-benefício.

A TSA Cargo é uma transportadora que atua há mais de 30 anos no mercado e possui experiência no transporte de container, bem como nas cargas especiais e indivisíveis. Com soluções diferenciadas, a TSA atua diretamente no Porto de Santos em São Paulo e no Porto de Itajaí em Santa Catarina, o que facilita o embarque e desembarque dos contêineres.

Além disso, prezamos pela segurança e qualidade dos nossos serviços, que apoiam agentes de cargas, despachantes, tradings, indústrias importadoras e exportadoras a enviarem suas mercadorias com mais agilidade e eficiência.

TSA Cargo líder no Transporte de Container em São Paulo e Santa Catarina

Se você precisa de um transporte de container confiável e eficiente para os estados de Santa Catarina ou São Paulo, entre em contato conosco agora mesmo!

Newsletter

Nosso conteúdo na sua caixa de entrada

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Ao clicar no botão "Inscrever-se", você concorda com nossa Política de Privacidade
Link copiado