Notícia

Transporte e logística: novas tendências

O mercado de transporte e logística está em constante mudança. Por isso, é preciso estar atento às novidades que podem impactar o setor.

O setor de transporte e logística vem se desenvolvendo nos últimos anos, principalmente, em países como Alemanha, Holanda e Suécia, que são líderes de logística no mundo. Mesmo que o Brasil ainda tenha vários problemas em relação à infraestrutura das estradas, é importante entender as tendências e novidades do setor. Afinal, algumas ações já são possíveis de serem implementadas.

A maioria das tendências tem relação direta com o uso da tecnologia e análise de dados, para criar rotas mais eficientes e diminuir custos. Assim, é fundamental que as transportadoras e empresas envolvidas com o transporte e logística estejam atualizadas quanto às novidades do setor e as possibilidades de melhorar os sistemas de gestão.

Para entender melhor sobre o assunto, continue lendo este conteúdo.

Qual a importância do uso da tecnologia na área de transporte? 

A tecnologia tem um papel importante no setor de transporte e logística, pois ela visa organizar e otimizar operações, tornando-as mais seguras e ágeis. Com essas inovações, é possível reduzir custos e tempo nas entregas, bem como diminuir o impacto socioambiental das atividades de transporte.

Sabemos que com a globalização e as transformações do consumidor, o consumo aumentou e foi preciso criar meios de escalonar a produtividade e melhorar as entregas dos processos, sem perder a qualidade das ações. Assim, o uso da tecnologia em sistemas de gestão de armazéns e entregas, monitoramento, rastreio e gestão de frota, tem auxiliado nesse sentido.

Quais as tendências do setor de transporte e logística para os próximos anos?

Embora já tenhamos uma grande quantidade de novas ferramentas, esse campo está em constante evolução e aprimoramento. Por isso, é importante destacar que quanto mais cedo as empresas começam a utilizar essas inovações, mais rápido serão os resultados. Confira algumas tendências:

Captação e uso de dados de forma inteligente

Big data, a inteligência artificial e o machine learning são tecnologias complementares que juntas trazem grandes inovações para a área de transporte e logística. Por meio delas, é possível captar, estudar, tratar e analisar informações que ajudam na personalização dos processos e melhoram a experiência do cliente. Com essas tecnologias, é possível criar ações mais customizadas e otimizadas, conforme o aprendizado da máquina. Os resultados são dispositivos mais inteligentes, que respondem ao comando de voz e sugerem rotas alternativas. As consequências são melhor previsibilidade nas entregas, alocação de recursos e investimentos mais eficazes.

Uso de drones e robôs

O uso de drones e robôs são tendências que vem aumentando no setor de transporte. Em outros países, como os Estados Unidos, já há testes sendo realizados com a entrega de encomendas via drone. Especialistas dizem que essa é uma alternativa para dinamizar as entregas, podendo reduzir o tempo de espera para 30 minutos, e diminuir o trânsito em grandes cidades, além de ampliar o acesso das entregas a áreas remotas.

Outra funcionalidade dos drones é acompanhar o transporte de cargas e garantir a segurança das entregas. O drone consegue reconhecer paradas não programadas e acionar o botão de pânico em emergências.

Além disso, o uso dos robôs também tem se consolidado como tendência. Eles podem ajudar no carregamento, descarregamento de caminhões e organização dos armazéns de forma sistematizada e automática. Essas ações aumentam a eficiência dos processos, reduz as falhas e diminui custos com mão de obra.

Logística em tempo real

Atualmente, já é possível fazer a integração dos veículos em toda a cadeia de produção. Com ferramentas específicas, as transportadoras conseguem, por meio da computação em nuvem, fazer o rastreamento e monitoramento da localização geográfica do caminhão, informações sobre o condutor, temperatura do caminhão, no caso de transporte de medicamentos, por exemplo, entre outras informações.

Essa tecnologia, facilita os cálculos de tempo de entrega, peso do caminhão e  espaço disponível, transferindo os dados a um sistema integrado, que mostra à transportadora os cenários mais favoráveis, possíveis atrasos, dando margem para soluções, antes que o problema ocorra.

 Investimento em sustentabilidade

O investimento em sustentabilidade é uma tendência que vem crescendo e merece ganhar espaço. Sabemos que o setor logístico tem grande responsabilidade quanto à poluição mundial e contribuição para o aquecimento global.

Por isso, com a finalidade de reduzir os impactos causados no meio ambiente, as montadoras e transportadoras estão buscando alternativas mais sustentáveis e menos nocivas, como caminhões elétricos ou que utilizam biocombustíveis. Ao optar por essas soluções, é possível se destacar no mercado e melhorar seu posicionamento de marca, além de otimizar rotas e reduzir custos de manutenção de frotas.

Portanto, percebemos que o setor de transporte e logística tem se desenvolvido e trazido tendências e inovações para os próximos anos. Mesmo que todas as mudanças ocorram por meio da tecnologia, é possível perceber que o objetivo é simplificar e facilitar a gestão tanto por parte das transportadoras, caminhoneiros e cliente final.

A TSA Cargo é uma transportadora que investe em tecnologia, para que as entregas sejam cada vez mais eficientes e com custos reduzidos. A empresa tem experiência no transporte rodoviário de cargas de container, exportação e importação, tanto para FTL quanto para LTL, inclusive em regime de trânsito aduaneiro DTA.

Ajudamos agentes de cargas, despachantes aduaneiros, companhias aéreas, tradings, indústrias importadoras e exportadoras a enviar suas mercadorias com agilidade, qualidade e segurança. Se você está em busca de uma transportadora, a TSA é a solução. Acesse nosso site e faça agora mesmo uma cotação!

Newsletter

Nosso conteúdo na sua caixa de entrada

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Ao clicar no botão "Inscrever-se", você concorda com nossa Política de Privacidade
Link copiado